quarta-feira, 4 de julho de 2012

Conhecendo um pouco do Diagnóstico por Imagem


O Diagnóstico por Imagem é uma área crescente da Medicina, a cada dia novas pesquisas trazem mais tecnologia de detalhes as imagens. Para se ter ideia foi há pouco mais de 100 anos que Röentgen fez a primeira radiografia da mão da sua esposa Bertha. Nesse tempo, uma radiografia podia durar horas, não trazia riquezas de detalhes e era impossível ver o funcionamento do corpo humano. Hoje, a realidade é bem diferente, usando imagens podemos ver o corpo humano em movimento, de maneira nunca antes imaginada. Dessa forma,é imprescindível conhecer os grandes campos do Diagnóstico por Imagem e como eles funcionam.

Falar em diagnóstico por Imagem e não citar a Radiologia é quase um crime. A Radiologia foi a primeira forma de se obter imagens do corpo humano, ela estuda órgãos e estruturas através do uso de radiação X . Atualmente, a radiação não é utilizada apenas para diagnóstico, mas também para tratamento como a radioterapia, que trata dos tumores, através do uso de radiação.

A Ultrassonografia é um método diagnóstico por imagem capaz de visualizar estruturas internas do organismo, através de ondas sonoras refletidas pelos diversos órgãos e tecidos do corpo humano.Não faz uso de radiação, é um método seguro, não requer  preparação e nem tem contra-indicação.

A Tomografia computadorizada faz a radiografia em série. Com a evolução dos aparelhos, o tempo do exame diminuiu, a qualidade e a riqueza de detalhes das imagens melhoraram. Foi o maior passo na radiografia.


A Ressonância Magnética aproveita as propriedades naturais dos átomos que constituem o corpo humano para criar imagens.

Na Medicina Nuclear há combinação do uso de computadores, detectores e substâncias radioativas  para obter imagens e até para o tratamento de doenças.

Cada método tem sua particularidade sendo importante para diferentes condições clínicas e diferentes partes do organismo. Cada um carrega suas vantagens e desvantagens, além de seus custos.
Atualmente, existem equipamentos em destaque no diagnóstico por imagem como os aparelhos de tomografia multislices, os de ressonância 1.5 e  3.0 Tesla e  o aparelho de ultrassonografia de 4D(quatro dimensões). Um dos programas mais recentes é o sistema PACS que adquire imagens qualidade DICOM e o sistema de teleradiologia.


Bibliografia:
->http://www.tecnologos.no.comunidades.net/index.php?pagina=1926536994




Nenhum comentário:

Postar um comentário